quarta-feira, 20 de janeiro de 2010


As Organizações não governamentais (ou também chamadas de organizações não governamentais sem fins lucrativos), também conhecidas pelo acrônimo ONG, são associações do terceiro sector, da sociedade civil, que se declaram com finalidades públicas e sem fins lucrativos, que desenvolvem ações em diferentes áreas e que, geralmente, mobilizam a opinião pública e o apoio da população para modificar determinados aspectos da sociedade.
Estas organizações podem ainda complementar o trabalho do Estado, realizando ações onde ele não consegue chegar, podendo receber financiamentos e doações do mesmo, e também de entidades privadas, para tal fim.
Atualmente estudiosos têm defendido o uso da terminologia organizações da sociedade civil para designar as mesmas instituições.
É importante ressaltar que ONG não tem valor jurídico. No Brasil, três figuras jurídicas correspondentes no novo Código Civil compõem o terceiro setor: associações, fundações e organizações religiosas (que foram recentemente consideradas como uma terceira categoria).
No Brasil, as organizações que constituem o terceiro setor (associações ou fundações), podem ser qualificadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs). Com esta qualificação, podem remunerar a seus diretores sem perder algumas imunidades tributárias, além de poder realizar Termos de Parceria com órgãos governamentais. Constituem importante alternativa para que a iniciativa privada intervenha de maneira organizada na sociedade, promovendo ações sociais, culturais ou assistenciais, o Estado brasileiro, de maneira compensatória, oferece-lhes benefícios fiscais.
Betinho definia as organizações não-governamentais da seguinte forma: “uma ONG se define por sua vocação política, por sua positividade política: uma entidade sem fins de lucro cujo objetivo fundamental é desenvolver uma sociedade democrática, isto é, uma sociedade fundada nos valores da democracia – liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade. (...) As ONGs são comitês da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham”.

Exemplo de uma ONG não gornamental e que da certo a 5 anos aqui no Rio de Janeiro, é o galpão da compania Aplauso e a Talentos da vez.
Neste Galpão há vários cursos onde crianças e adolescentes de baixa renda podem fazer cursos de : teatro, modalidades de circo,dança, musica, artes plásticas entre outras atividades.
O Objetivo é tirar as crianças e os adolescentes das ruas, e dar um tipo de aprendizado para que elas possam crescer visando um futuro melhor.
A época em que a ONG foi fundada o Sr. Prefeito César Maia ajudava com as despesas e dava um incentivo de 100,00 para cada aluno, agora muitos alunos estão saindo da ONG por falta de patrocínio e por falta de ajuda do atual prefeito, o Sr. Eduardo Paes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário